A Aprendizagem Cooperativa e Solidária (ACS) é a metodologia usada pelo PRECE para as suas atividades educacionais. Uma teoria de característica empírica, fruto de uma junção entre a aprendizagem cooperativa de David W. Johnson e Roger T. Johnson e no conhecimento prático acumulado das décadas de trabalho do Instituto Coração de Estudante.
Esta metodologia vem sendo implementada em todos os projetos do PRECE, inclusive sendo utilizada diariamente na Escola Estadual de Ensino Profissional EEEP Alan Pinho Tabosa, escola do município de Pentecoste com aproximadamente 580 alunos, sendo esta considerada uma das melhores escolas públicas do Brasil no ano de 2020 (artigo) e também detentora do título de Escola Transformadora.
A ACS tem como base três princípios fundamentais:
-
cooperação,
-
solidariedade
-
liderança estudantil
Dessa forma, os professores levam em consideração o desenvolvimento de competências e habilidades que sigam esses princípios adotam metodologias e técnicas para isso. As aulas são desenvolvidas com poucas exposições de conteúdo, os estudantes são desafiados com tarefas individuais para estimular a participação e a responsabilidade de cada estudante, recebem atividades coletivas com metas coletivas bem claras para estimular competências cooperativas, estimular a compreensão da importância uns dos outros e a interação para gerar aprendizado.
Geralmente durante as aulas os estudantes estão em grupos de 3 a 5 participantes e inicialmente montam acordos para trabalharem em equipe, possibilitando o desenvolvimento de habilidades sociais, e ao final da aula eles realizam processamento de grupo para avaliarem o desempenho da equipe e conseguirem levar melhorias para o próximo trabalho. A cada aula os estudantes vivenciam diferentes funções nos seus grupos e numa delas eles vivenciam na prática a experiência de liderar seu grupo para alcançar algum aprendizado. Se essa pedagogia for vivenciada diariamente numa escola acreditamos caminhar para alcançar três objetivos: aprendizagem com equidade, a liderança ética com base em princípios e o bem estar social.
Na Sala de Aula
-
Os alunos trabalham em células de três.
-
O professor faz explanação por 20% a 30% do tempo.
-
Eles trabalham em grupo lendo e explicando o que entenderam uns aos outros.
-
Fazem perguntas uns aos outros.
-
Ao final fazem uma avaliação em conjunto.
-
É importante compartilhar estórias.
-
É importante ouvir o outro.
Saiba mais detalhes sobre como funciona na sala de aula e a tecnologia ETMFA.
A Teoria
A teoria construída por David e Roger Johnson trabalha com cinco elementos:
1 - interdependência positiva
2 - responsabilidade individual e de grupo
3 - interação estimuladora (de preferência face a face)
4 - competências sociais
5 - processo de grupo
A ACS incorpora tais elementos em sua proposta, agregando também demais outras estratégias voltadas na sensibilização e no desenvolvimento socio-emocional dos alunos, focando na construção de uma liderança cooperativa e solidária dos estudantes.
Uma escola que pense dentro da filosofia Precista deve estar comprometida na efetivação de certas premissas:
-
Reconhecer como as emoções podem afetar positiva e negativamente a aprendizagem e promover estratégias eficazes para diminuir seu impacto negativo e ampliar o positivo;
-
Ensinar os alunos a trabalharem cooperativamente;
-
Promover estratégias eficazes para desenvolver a autodeterminação dos alunos para a aprendizagem;
-
Preparar liderança estudantil consciente dos desafios que a escola enfrenta para garantir o aprendizado com equidade e que esteja disposta a enfrentar esses desafios em parceria com seus professores e gestores escolares;
-
Desenvolver estratégias para que os alunos compreendam a importância de aprender com equidade e estimule o espírito de solidariedade entre eles, reduzindo a possibilidade de “alguém ficar para trás”.
A construção da Aprendizagem Cooperativa e Solidária passa pela desconstrução de um elemento competitivo e individualista da educação mais comumente pregada. Antes do conteúdo, o PRECE entende que o ato de aprender é consequência de um contexto social, emocional e cultural que permeia o estudante, sendo estes contextos potencializadores ou desestimulantes para o processo da aprendizagem.
A Desconstrução
Resultados num contexto de vulnerabilidade
Aprendizagem Cooperativa Solidária é uma teoria realista e empírica, fruto da experiência do PRECE, sendo aplicáveis em um contexto de escassez de recursos estruturais e econômicos, com muitos dos jovens vindo com um déficit em seu aprendizado.
Os resultados demonstram que as estratégias propostas pela Aprendizagem Cooperativa e Solidária se provaram eficientes em diversos contextos socio-educacionais e em todas as áreas de conhecimento.
Muitos jovens estudantes do PRECE alcançaram sucesso acadêmico e profissional, desenvolvendo papel de protagonismo e liderança dentro do Movimento PRECE e em suas regiões.