Talita Moisés
Acho que era 2002 quando comprei um cartão de natal para ajudar um projeto de alfabetização de adultos na zona rural. Achei bonita a iniciativa e o nome me chamou a atenção: “Projeto Educacional Coração de Estudante”. Lembro que pensei comigo: “Ai, eu tenho um Coração de Estudante!”. E, assim, começou minha história com o PRECE.
Daí para frente não consegui mais me separar do PRECE! Durante minha graduação no curso de psicologia da UFC participei de projetos de extensão em Psicologia Comunitária que atuava em parceria com a EPC-Canafístula e a ADEL nas adjacências de Pentecoste. Também em 2011 comecei a estagiar no projeto da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil/SEDUC para sistematizar e disseminar a metodologia vivenciada pelo PRECE nas escolas públicas. Mais recentemente em 2016 voltei a atuar nessa parceria para disseminar a metodologia na escola pública onde estou até o momento.
Em todos esses anos de convivência e co-construção de história, o PRECE me ajudou não apenas no ingresso na Universidade, mais que isso me ajudou a aprender coisas muito valiosas. Aprendi sobre a Gratidão. Aprendi sobre a força dos fracos. Aprendi sobre não ter medo do conflito. Aprendi a olhar para o que há de melhor nas pessoas e em nós mesmos. Aprendi que há sempre algo a aprender com o outro. Aprendi que milagres acontecem quando acreditamos de verdade e temos parceiros que acreditam com a gente também. E isso é muito bom!