Nossa Caminhada
Cidade de Pentecoste na Comunidade do Cipó ( Cidade do PRECE)
Estado, Ceará País, Brasil
CIPÓ - 1994
O Cipó, a 18km de Pentecoste, era apenas uma pequena comunidade rural com apenas 10 casas, sem eletricidade, água encanada ou banheiros. Os equipamentos comunitários eram apenas um pequeno templo e uma casa de farinha abandonada. Como na maioria das muitas comunidades da região de Pentecoste, no Cipó não havia ensino médio, transporte escolar e apresentava uma evasão muito alta no ensino fundamental.
O PRECE é um movimento educacional originado em 1994 na comunidade de Cipó, no interior do estado do Ceará, Brasil, a partir de um grupo de sete jovens, que estudando juntos na casa de farinha abandonada de forma cooperativa e solidária, conseguiram concluir o ensino fundamental e médio através do ensino supletivo. Seis dos sete ingressaram na universidade e passaram a retornar aos finais de semana para a comunidade para ajudar outros que também, fora da escola, desejavam obter o mesmo sucesso. A cultura da cooperação (do aprender juntos) e da solidariedade (de regressar para ajudar os outros a também entrarem na universidade) fez a iniciativa se estabelecer, crescer e se multiplicar para outras localidades. O movimento PRECE ajudou muitos jovens adultos, desprivilegiados economicamente e socialmente, que haviam abandonado a escola quando crianças, a se sentirem motivados a voltarem aos estudos e a também ingressarem na universidade com o intuito de transformar suas vidas.
CIDADE DO PRECE - atualmente
Ao longo dos anos, a metodologia da aprendizagem cooperativa e solidária vem se aprimorando e hoje, o movimento PRECE e sua metodologia estão inserido no ensino público como uma parceria público-privada na forma de treinamento de professores. O movimento também tem parcerias com instituições em outros estados e nos Estados Unidos para a promoção e pesquisa dos benefícios da educação cooperativa e solidária.
Hoje a comunidade do Cipó se tornou o centro do Movimento PRECE com um centro de treinamento para professores, local da Escola do PRECE para as crianças da comunidade nos finais de semana e local da Cidade do PRECE com área de agricultura orgânica com técnicas sustentáveis de agro-floresta com plantação de hortaliças e frutas, pousada para receber visitantes com capacidade para hospedar 25 pessoas, restaurante e área de lazer com trilhas. Um oásis no semiárido cearense.
Os impactos educacionais, sociais e econômicos são muitos e o próximo passo é o desenvolvimento de uma cidade cooperativa e solidária no local de fundação do movimento, a comunidade Cipó, hoje chamada Cidade do PRECE.